Geriatria: Importante Saber

Dicas

01 – CUIDE DA PRESSÃO ARTERIAL
A hipertensão arterial pode levar a insuficiência renal, insuficiência cardíaca, derrame cerebral, ataque cardíaco e acelera a arteriosclerose.
02 – EVITE A OBESIDADE
Mantenha-se no peso ideal.
03 – NÃO FUMAR
O fumo se relaciona com o câncer no pulmão, enfisema pulmonar, úlceras, impotência sexual,  ataque cardíaco, gangrena nas pernas, hipertensão arterial e suas conseqüências.
04 – FAÇA EXERCÍCIOS AERÓBICOS tipo caminhadas (passos rápidos), entre 30 minutos a 1 hora por dia. Haverá melhora do condicionamento cardio-respiratório. Haverá melhora também na produtividade, libido, tônus muscular, memória, tensão e ansiedade, qualidade do sono, fadiga… Dá mais energia, etc. “A saúde do idoso está nos pés”.
05 – PRATICAR ESPORTES é muito salutar, porém como lazer, sem competir.
06 – PROCURE ELIMINAR AS TENSÕES E “STRESS”Organize melhor sua vida, aprenda a fugir de “problemas”- discipline-se para não se enervar com coisas pequenas – Quando diante de problemas inevitáveis, lembre-se que poderiam ser maiores, “tire-os de letra”, seja alegre e tolerante, ignore os ignorantes, divida responsabilidades, não seja apressado, seja um otimista, tenha amor próprio.
07 – CONTROLE AS GORDURAS SANGÜÍNEAS
Lipoproteínas, colesterol e triglicerídeos fora dos limites normais, predispõe a arteriosclerose e suas conseqüências, (infarto, derrames cerebrais, etc.) não seja um “esclerosado”. Declare “guerra” ao excesso de triglicerídeos e colesterol.
08 – FAÇA INGESTÃO ADEQUADA DE VITAMINAS
Através de boa alimentação e suplementações, evite exageros e “mega-doses”, doses excessivas dão problemas na certa.
Exemplos: o excesso de vitamina A provoca danos ao fígado, dores de cabeça e borramento da visão; o excesso de vitamina D causa distúrbios musculares e cardíacos; doses altas de vitamina C podem precipitar a formação de cálculos renais. A dose alta e excessiva de qualquer vitamina sempre traz conseqüências danosas.
09 – Não se esqueça dos OLIGOELEMENTOS (cobre, zinco, manganês, selênio, etc.) que são vitais para o organismo; a suplementação nas doses corretas é importante.
10 – NUNCA tome medicamentos sem orientação médica, não repita receita médica por conta própria. Lembre-se que o uso abusivo ou inadequado de remédios é uma das grandes causas de mortalidade. Tome muito cuidado com “Remédios Novos” e “Novidades”.
11 – Nunca faça “dietas da moda” quase sempre são exageros sem nenhuma base científica, comumente trazem problemas sérios.
O único modo seguro para emagrecer é reduzir corretamente a ingestão de calorias.
12 – Fuja dos medicamentos moderadores de apetite.
13 – CONTROLE SUA GLICEMIA (AÇÚCAR NO SANGUE)
Diabete é uma das maiores causas do envelhecimento precoce e causa severos danos em importantes órgãos (olhos, rins, cérebro) e na circulação, leva a impotência sexual, acelera a arteriosclerose e diminui a resistência orgânica.
14 – CUIDADO COM BEBIDAS ALCOÓLICAS
Beba com moderação, não passe de 1 aperitivo ou 1 copo de cerveja; dar preferência aos vinhos tintos.
15 – CUIDE DA VISCOSIDADE DO SEU SANGUE. O sangue menos viscoso circula melhor oxigena mais (seu médico o orientará).
16 – As melhores sobremesas não são os doces, são as frutas, o excesso de doces significa mais calorias e mais obesidade,
é saudável o uso diário de mel puro (1 colher de sopa).
17 – Evite o mais que puder os seguintes alimentos: FRITURAS EM GERAL, leite integral, nata, creme e manteiga de leite, gema de ovos, maionese, queijos curados, carnes gordas, miúdos, embutidos em geral (frios), toucinho, banhas, frutos do mar (crustáceos) e todos os alimentos que contém gordura hidrogenada.
18 – Viva a vida dentro das normas sociais, porém nunca viva em função total delas, não se apegue a normas e “tabus”, ignore os preconceitos, seja “autêntico”, não viva em função do que os outros pensam; valorize você mesmo. Evite sempre que possível, fazer o que não gosta. Um preconceito inaceitável é com relação à sexualidade. É importante exercitá-la.
19 – Tenha um “hobby”, dedique parte do seu tempo a ele. PROCURE FAZER O QUE VOCÊ GOSTA.
20 – Conviva com outras pessoas, amigos e familiares, FUJA DO ISOLAMENTO E DA SOLIDÃO.
21 – 2 ou 3 vezes por semana substitua a carne vermelha (bovina) por carne branca (frango e/ou peixe).
22 – Cuide de seu organismo tanto ou mais que de suas coisas, nada é mais importante que sua vida com saúde; não se trate sozinho ou por orientação de leigos, cuide dos eventuais problemas da saúde nas fases iniciais, evite que o mal cresça, utilizando os modernos recursos diagnósticos da medicina atual.
23 – Tire regularmente suas férias, fugindo da rotina diária.
24 – Repouse de 6 a 8 horas por dia, dormindo algumas destas horas.
25 – Faça ingestão diária de alimentos ricos em fibras (feijão, verduras, aveia, maçã, pão integral, centeio, manga, germe de trigo, etc.), pois as fibras são importantíssimas para o aparelho digestivo e ajudam controlar o colesterol. Quantidade ideal 25 a 35 g/dia.
26 – A alimentação diária só é completa quando ingerimos: frutas (especialmente banana, maçã, mamão, laranja e acerola), verduras, legumes, cereais, LEITE MAGRO e carne magra. As melhores verduras são: alface, couve, agrião, brócolis, espinafre, almeirão e chicória. Os legumes: cenoura, vagem, rabanete.
27 – Mulheres e homens a partir dos 40 anos devem ingerir pelo menos 2 copos de leite magro diariamente e tomar sol pelo menos 20 minutos por dia.
28 – Toda mulher a partir do momento que inicia o climatério, com ou sem sintomas, deve procurar o seu médico (Ginecologista, Geriatra, Clínico, etc.) para avaliar a possibilidade de fazer reposição hormonal, o que contribuirá para minimizar a Osteoporose e o envelhecimento precoce, dentre outras vantagens.
29 – A comida “Típica” brasileira (arroz, feijão, verduras e bife) é uma das “melhores do mundo” do ponto de vista Geriátrico.
30 – Beba no mínimo 1,5 litro de líquidos diariamente (água, sucos, água de côco, chá e leite desnatado), coma alimentos ricos em potássio (banana, laranja, tomate) e fibras, costumamos dizer que o aparelho digestivo do idoso gosta muito de líquidos, potássio, fibras e caminhadas.
31 – Faça pelo menos 3 refeições ao dia – a mais importante é a primeira (café da manhã) e a mais leve é a última (jantar).
32 – EXERCITE UM POUCO TODOS DIAS A SUA MENTE: leituras, filmes, estudo, escritas, jogos, palavras cruzadas, conversar e  interagir com outras pessoas.
33 – NUNCA comer muito sal.
Faça esforço para reduzir o sal. O brasileiro em geral come 5 vezes mais sal que o necessário (6g/dia é o suficiente).
34 – Não importa a idade, tenha sempre algo para fazer, alguma obrigação ou trabalho, nunca ficar totalmente ocioso; não abra mão do seu direito de opinar, participar e comandar. Tenha sempre um “IDEAL” para ser conquistado ou pelo menos mantido. O homem começa a morrer quando não tem mais ideal. “OS ANOS ENRUGAM A PELE, A FALTA DE ATIVIDADE E DE IDEAL ENRUGAM O ESPÍRITO”.

Saiba mais em: Sociedade Brasileira de Geriatria
Fechar Menu
Contato via WhatsApp